Habilidades e competências do professor de EJA
Habilidades:
Boa comunicação – A boa comunicação, pressuposto para o bom desempenho do profissional de todas as
áreas, é uma ferramenta fundamental para o professor, afinal, uma de suas funções principais é transmitir
informações e conhecimentos aos seus alunos. Existem alguns requisitos básicos da comunicação profissional que vale a pena ressaltar:
- A Boa Comunicação exige paixão – Ame a sua profissão, pois quanto mais gostar dela, mais fácil será transmitir a informação que precisa ser transmitida.
- A Boa Comunicação exige clareza– Fale com uma linguagem inteligível ao seu aluno. Uma linguagem diferente do seu aluno pode ser interpretada como uma atitude arrogante. Atenda-o de forma simples e compreensiva, interessado nos seus questionamentos e dúvidas para estabelecer uma comunicação eficiente.
- A Boa Comunicação exige presença – Tão importante quanto as palavras proferidas, é o tom de voz, expressão facial, postura, gesticulações e vestimentas.
Relacionamento interpessoal – O professor da Educação de Jovens e Adultos atua com as diferenças, pois em uma turma de EJA há jovens e adultos, mulheres e homens, oriundos de diferentes realidades sociais e culturais, cada um com sua concepção de mundo e perspectivas próprias. Na perspectiva da construção do relacionamento interpessoal, o professor deve levar em conta diversos aspectos. Interagir com essas diferenças ao transmitir conhecimentos ou mediar processos de aprendizagem é inerente à função do professor.
Liderança e Pro atividade – Sabe-se que o papel docente é de fundamental importância no processo de reingresso do aluno às turmas de EJA. Por isso, o professor da EJA deve, também, ser um professor especial, capaz de identificar o potencial de cada aluno. O perfil do professor da EJA é muito importante para o sucesso da aprendizagem do aluno adulto que vê seu professor como um modelo a seguir. Dentre as atribuições do professor desta modalidade de ensino está o compromisso de mostrar que a EJA é uma educação possível e capaz de mudar significativamente a vida de uma pessoa, permitindo-lhe reescrever sua história de vida; compreender melhor o aluno e sua realidade diária e acreditar nas possibilidades do ser humano, buscando seu crescimento pessoal e profissional.
FONTE DE PESQUISA: Apostila “Curso para professores de Educação de Jovens e Adultos” Módulo II, do Cursos 24 horas.