Habilidades e competências do professor de EJA

Habilidades e competências do professor de EJA: Antes de abordar as habilidades e competências específicas para esta modalidade de ensino, devemos lembrar que o professor precisa estar sempre atualizado, pois a Educação é uma área que passa por constantes modificações em métodos e técnicas.

Esta exigência de atualização constante, no caso da educação de jovens e adultos, vem revestida de especificidades por se tratar de uma área educacional que atua com alunos diferenciados. Isso porque os alunos jovens e adultos ingressam ou retornam à escola com uma visão de mundo já formada devido à sua experiência de vida e no mundo do trabalho.

Quando nos referimos a habilidades e competências para exercer a profissão, esses dois termos podem não ficar muito claros para alguns alunos deste curso para professores de EJA, uma vez que estamos tratando de uma área de atuação revestida de nuances históricos e sociais, sujeita às transformações e novas concepções do campo da educação.

Por isso, tentaremos definir essas habilidades e competências de uma maneira universal para uma melhor compreensão do ponto de vista do exercício da docência. Nesta perspectiva, tratamos competências como as características que o mercado exige de um profissional para que ele consiga desempenhar seu trabalho com qualidade.

Já habilidades são características pessoais, direcionadas à área da educação, que um profissional possui ou que possa vir a desenvolver, de forma a qualificar ainda mais seu trabalho.