Habilidades e competências do professor de EJA

Competências:

Formação Técnica – A profissão de professor exige que o profissional tenha formação pedagógica que aliada à experiência didática irá proporcionar-lhe maior possibilidade de sucesso no trato da escolaridade do jovem e adulto. Quando se fala em experiência didática procura-se acentuar o trato com a diversidade. Os alunos deste grupamento são de mundos específicos, cada um tendo a sua história, formação social, situação econômica, nível de necessidades e aspirações. Ao professor é fundamental saber conduzir os ensinamentos de forma a respeitar cada individualidade, reforçar e estimular o aprendizado baseado em reconhecimento aos esforços individuais de cada aluno.

Disponibilidade – Pela sua própria natureza, a profissão de professor requer dedicação plena, afinidade com o ato de transmitir conhecimentos e, acima de tudo, envolvimento. Se a aprendizagem já é um processo permanente e envolvente por natureza, no caso da educação de jovens e adultos exige do professor uma maior interação, compreensão e receptividade às expectativas dos seus alunos.

Trabalho sob pressão – O profissional docente deve estar preparado para ter equilíbrio e bom senso para resistir às pressões da atividade. Como acontece em todas as profissões, essas pressões podem ser de natureza intrínseca ou interna e de natureza extrínseca ou externa.

• Pressões internas – A atividade carrega uma enorme dose de pressão psicológica com relação às necessidades do aluno, suas perspectivas, as dificuldades de aprendizagem e convivência, o medo do fracasso e da evasão escolar, bem como as dificuldades disciplinares tão comuns nesta área de atuação.
  • Pressões externas – Administrar as questões de mercado e salário, as dificuldades impostas pelas atividades extra classe nem sempre remuneradas ou reconhecidas pelas instituições de ensino, além de conviver compermanentes questionamentos e avaliações ao trabalho em curso são habilidades que todo educador deve desenvolver e aprimorar.

Organização – O trabalho na área da educação exige organização e planejamento de conteúdos, capacidade de avaliação a partir de critérios objetivos e subjetivos, foco nas metas do processo de aprendizagem, capacidade de trabalhar com a interdisciplinaridade e ainda estabelecer a interação do e com o grupo.

Tomadas de decisão – O trabalho dos profissionais de educação deve estar fundamentado na capacidade de tomar decisões visando toda a complexidade do processo educacional. Em sala de aula, o professor deve exercer competências e habilidades para tomar decisões, ainda que a partir de situações coletivas e levando em conta não somente a transmissão do conhecimento, mas também o papel formador da escola. São aspectos que, em uma turma de alunos jovens e adultos, assumem a dimensão do humano e da realidade de cada aluno.

Educação permanente – Os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática. Desta forma, os profissionais da educação devem aprender a aprender e ter responsabilidade e compromisso com a sua própria formação permanente e continuada. Conforme o aluno
irá constatar ao longo deste curso, existem múltiplas ferramentas e políticas públicas de formação continuada dos professores de EJA.