Marília Mendonça: 5 músicas para entender por que ela era uma das maiores cantoras e compositoras desta geração

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‘TODO MUNDO VAI SOFRER’ (2019)

Marília mostra seu sofrimento intenso em “Todo Mundo Vai Sofrer”, talvez a melhor canção do repertório dela. A música é uma bachata, o ritmo derivado do bolero que domina o sertanejo hoje com bongôs tristes e o insistente güira, um cilindro de metal.

Além da influência deste gênero latino, a estrutura da música é toda certinha, ecoando o sertanejo anos 90:

  • Começa com um trechinho instrumental da melodia do refrão, de 7 segundos
  • Daí vem um verso de 10 segundos, que apresenta o cenário óbvio: o bar
  • E já emenda no pré-refrão, com alguém chorando um amor perdido “que pisa”
  • Daí vem o refrão, quase uma versão feminejo 2019 para o poema “Quadrilha”, de Carlos Drummond de Andrade (“João amava Teresa que amava Raimundo…”)

A parte em que descreve o bar faz lembrar o tal poema: “A garrafa precisa do copo / O copo precisa da mesa / A mesa precisa de mim / E eu preciso da cerveja”. E o refrão também: “Quem eu quero, não me quer / Quem me quer, não vou querer / Ninguém vai sofrer sozinho / Todo mundo vai sofrer”.

A letra é bem sacada, mas não é dela. A cantora estava compondo cada vez menos. No projeto “Todos os cantos”, que rendeu turnê e EPs, as 10 músicas não levavam a assinatura dela.

‘SUPERA’ (2019)

“Supera” é mais uma do projeto “Todos os cantos”. Ela canta de forma intensa e sem perder o controle. Mas não é sofrência pessoal – pelo contrário: é um pedido para a amiga parar de sofrer. É um safanão musical: “mulher, supera”.

A música comprova a análise dos professores de canto em uma matéria recente do G1. Eles dizem que a voz de Marília está ainda mais potente e avaliam que ela passou a controlar melhor a respiração depois de perder peso.

A música é de cantor chamado Hugo Del Vecchio. É um paranaense que se mudou para Goiânia e está se firmando como compositor e cantor. O maior sucesso dele é em parceria com a Marília, “O que você viu em mim”.

“Supera” foi escrita por Hugo junto com os parceiros Henrique Moura, Luan Moura e Montenegro. Hugo já tinha até lançado a música com sua voz em 2018. Mas Marília muda a letra. Hugo cantava: “Você é forte, mulher, supera”. Ela trocou para “De mulher para mulher, supera”.

A versão original parecia um “mansplaining da sofrência” – uma explicação masculina condescendente a uma mulher sofrendo por amor. Ainda por cima, dava um sinal de que ele apenas queria ficar com a moça em questão. Já a versão da Marília é pura empatia feminina, e isso faz toda diferença: um feminejo ressignificado nota 10.

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