Maioria dos professores da rede pública é contra volta presencial sem vacina, diz pesquisa

92,29% dos profissionais que responderam aos questionamentos não são a favor do retorno sem vacinação.

Pesquisa feita pela Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (Fetems) mostra que a maioria dos profissionais que responderam aos questionamentos é contra a volta das aulas presenciais sem terem sido vacinados contra a Covid-19.

De acordo com o relatório apresentado pela Fetems, 92,29% dos professores responderam não serem a favor do retorno sem vacinação. Mas há aqueles que optam pela volta independente da imunização contra a infecção pelo novo coronavírus: 7%.

A Secretaria de Estado de Educação afirma que as escolas estão prontas para atendimento aos estudantes. “A escola está pronta para receber 50% dos alunos. Pronta para aferir temperatura. Pronta para entregar máscaras para as crianças levarem para a escola e também o álcool gel”, explicou a secretária, Maria Nilene Badeca da Costa.

Apesar disso, a maioria dos profissionais – 57,1% – disse não ter acesso a equipamentos de proteção contra a Covid-19; 76,5% deles não teve a doença e 62,5% não têm comorbidades.

Entre o pessoal que respondeu às perguntas da Fetems, a maioria é mulher – 79,95%; 31,1% é efetivo por 20 horas/aula e 47,6% é da rede estadual de ensino.