Ideias de Atividades de Alfabetização para Crianças

Nesta postagem vamos compartilhar com vocês algumas Ideias de Atividades de Alfabetização para Crianças – lúdicas e interativas. Excelentes sugestões para trabalhar com alunos das series iniciais.

Aqui estão algumas ideias de atividades de alfabetização para crianças:

Jogo de correspondência de letras: Crie cartas ou cartões com letras maiúsculas e minúsculas separadas e peça às crianças para encontrarem os pares correspondentes.

Bingo de letras: Faça cartões de bingo com letras do alfabeto e chame letras aleatoriamente. As crianças devem identificar e marcar as letras correspondentes em seus cartões.

Caça ao tesouro das letras: Esconda cartas com letras pelo ambiente e peça às crianças que as encontrem. Conforme encontram cada letra, elas devem dizer seu nome e um objeto que comece com essa letra.

Jogo do alfabeto saltitante: Desenhe um grande alfabeto no chão com giz ou fita adesiva. Peça às crianças para pular de uma letra para outra, dizendo seus nomes à medida que avançam.

Montagem de palavras: Crie cartões com letras embaralhadas e peça às crianças para formar palavras juntando as letras na ordem correta.

Leitura em voz alta: Escolha livros apropriados para a idade da criança e incentive-a a ler em voz alta. Você pode alternar as leituras, lendo uma página e pedindo à criança para ler a próxima.