Covid-19: Com só 17,7% da meta atingida, Covas encerra testagem nas escolas da rede municipal

Importância dos testes de Covid-19 nas escolas

Em entrevista ao portal UOL, a imunologista da SBI (Sociedade Brasileira de Imunologia) Cristina Bonorino defende a testagem em massa de alunos e professores nas escolas, dizendo que deve ao menos ser feito o teste de “teste rápido de antígeno para triagem” dos infectados.

“O antígeno é uma proteína do vírus. Identificado, significa que ele está ativo no corpo, mesmo que o indivíduo esteja assintomático”, diz a bióloga. “Aí isola aquele professor ou aluno para não fazer contato com os outros. Ajudaria muito, seria o jeito certo de fazer”, afirma Cristina.

A imunologista aponta que professores precisam ser incluídos no Plano Nacional de Imunização contra Covid-19, pois “em todos os lugares em que as aulas voltaram sem distanciamento, máscaras ou cuidado rigoroso, a taxa de infecção entre eles dobrou”.

“Uma medida importante seria vacinar os professores porque as crianças transmitem o vírus, mesmo que não estejam doentes. As crianças são vetores e é isso o que as pessoas precisam entender”, conclui a médica.