30 Ideias de Atividades Montessori

Selecionamos nesta postagem 30 Ideias de Atividades Montessori

O método Montessori é uma abordagem educacional criada pela médica e educadora italiana Maria Montessori no início do século XX.

É baseado na crença de que cada criança é um ser único e tem um potencial inato para aprender e se desenvolver.

Princípios fundamentais do Método Montessori:

Ambiente preparado: O ambiente de aprendizagem Montessori é cuidadosamente planejado para atender às necessidades individuais das crianças. Ele é organizado e equipado com materiais educativos adequados, que são dispostos de forma acessível e convidativa.

Autonomia e liberdade: As crianças são encorajadas a explorar o ambiente, escolher suas atividades e trabalhar de forma independente. Elas têm a liberdade de seguir seus interesses e ritmos individuais, dentro dos limites estabelecidos pelo ambiente e pela comunidade.

Respeito pela criança: O método Montessori valoriza a dignidade e a individualidade de cada criança. Os educadores são treinados para observar e compreender as necessidades e interesses de cada aluno, respeitando seu desenvolvimento e apoiando seu crescimento integral.

Materiais educativos Montessori: Os materiais utilizados no método Montessori são projetados para serem manipulativos e sensoriais. Eles são estruturados de forma a permitir que as crianças explorem conceitos matemáticos, linguagem, ciências e outras áreas do conhecimento de maneira concreta e autônoma.