Covid e crianças: saiba o que os estudos mais recentes dizem sobre volta às aulas, transmissão e gravidade da doença

Após consultar mais de 20 artigos, G1 detalha dados sobre crianças e transmissão, disseminação em escolas, síndrome associada à Covid e outros pontos. Entenda.

Em setembro, o G1 reuniu 7 pontos do que a ciência já sabia sobre a Covid em crianças. Os estudos já apontavam que elas podem contrair o vírus e desenvolver formas graves da doença, mas que esses casos eram raros.

Pesquisas recentes confirmam esses indícios e acrescentam novos dados: crianças transmitem a doença menos do que adultos; escolas não são foco da transmissão; e, quando há surtos, é mais comum que o primeiro caso seja em um professor.

Após consultar mais de 20 artigos recentes de pesquisadores de universidades renomadas, o G1 detalha abaixo as principais conclusões:

1. Crianças também podem transmitir a Covid, mas menos do que os adultos.
  2. Escolas não são principais focos de transmissão, mas há registros de surtos.
  3. Reabrir escolas requer cumprimento de medidas como ventilação, distanciamento e uso de máscaras.
  4. Escolas fechadas trazem prejuízos, mas professores temem risco com aulas presenciais sem vacina.
  5. Novas pesquisas sobre Covid em crianças alertam que uma síndrome pediátrica deve ser levada em consideração.