Concepção de Vygotsky e Piaget acerca da aprendizagem
A teoria de aprendizagem de Vygotsky, psicólogo bielorrusso que morreu há mais de oitenta anos, tem uma ênfase importante no papel das relações sociais no desenvolvimento intelectual.
Para ele, o homem é um ser que se forma em contato com a sociedade. “Na ausência do outro, o homem não se constrói homem”, afirma ao longo de suas importantes obras acerca do tema.
Sua compreensão é a de que a formação se dá na relação entre o sujeito e a sociedade a seu redor. Assim, o indivíduo modifica o ambiente e este o modifica de volta.
Dessa maneira, a interação que cada pessoa estabelece com um ambiente, a experiência pessoalmente significativa, é muito importante para ela. Por isso, a teoria de aprendizagem de Vygotsky ganhou o nome de sócio construtivismo e tem como temas centrais o desenvolvimento humano e a aprendizagem.
Estudioso do processo de aprendizagem, Vygotsky defende que ela é resultante da atividade de cada pessoa e da reflexão que ela consegue fazer a partir daquilo. Ou seja, cada aluno é um agente ativo nesse processo.
Dessa forma, o papel do professor consiste em guiá-lo enquanto fornece as ferramentas adequadas para que seu desenvolvimento cognitivo ocorra da forma mais apropriada possível.
Assim, a função do profissional é conduzir o indivíduo até a aquisição do conhecimento. Afinal de contas, o primeiro contato da criança com novas atividades, habilidades ou informações deve ter sempre a participação de um adulto.
Depois que internaliza um procedimento, ela se apropria dele e o torna voluntário.
O papel do educador, então, é ativo e determinante nesse processo de aquisição do conhecimento que ocorre por mediação, convivência, partilha e assim por diante até que diversas estruturas sejam internalizadas.
Além de Vygotsky, outro estudioso do desenvolvimento humano, Jean William Fritz Piaget, foi biólogo, psicólogo e epistemólogo suíço, concluiu que tanto os organismos vivos podem se adaptar a um novo meio, quanto existe uma relação evolutiva entre eles e o ambiente.
Assim, a criança reconstrói ações e ideias quando se relaciona com novas experiências proporcionadas pelo ambiente.
Veja também:
- Brincadeiras que desenvolvem a coordenação motora
- A Importância do Aprendizado Lúdico
- O Processo de Aprendizagem Experiencial
Para ele, o conhecimento humano é construído a partir da interação entre o homem e o meio.
Para adaptar-se ao ambiente, o indivíduo deve equilibrar uma ação com outras ações. A base desse processo está na assimilação e na acomodação.
De acordo com Piaget, para adquirir pensamento e linguagem, a criança passa por várias fases de desenvolvimento psicológico, do individual para o social. Assim, sua evolução mental ocorre a partir de sua interação com o meio, de forma lenta e em vários estágios.
Em síntese, com relação as concepções de Vygotsky e Piaget acerca da aprendizagem, podemos notar uma diferença substancial quanto ao conceber desse processo de desenvolvimento.
Em síntese, com relação as concepções de Vygotsky e Piaget acerca da aprendizagem, podemos notar uma diferença substancial quanto ao conceber desse processo de desenvolvimento.
Piaget acredita que a aprendizagem subordina-se ao desenvolvimento e tem pouco impacto sobre ele. Com isso, ele minimiza o papel da interação social.
Vygotsky, ao contrário, postula que desenvolvimento e aprendizagem são processos que se influenciam reciprocamente, de modo que, quanto mais aprendizagem, mais desenvolvimento.